Estudantes do CED 1 no Riacho Fundo II apresentarão propostas para o novo Plano Nacional de Educação

Nove estudantes do CED 01 do Riacho Fundo II contribuirão para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece diretrizes para a educação brasileira até 2034. Entre os dias 22 e 24 de abril, as alunas, do Projeto Dandaras e Carolinas, iniciativa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) com apoio do Fundo Malala, participarão de um encontro nacional, onde apresentarão uma proposta voltada para uma educação antirracista e antissexista. O objetivo é garantir a inclusão e a participação ativa de meninas, adolescentes e jovens negras, periféricas e quilombolas na formulação de políticas educacionais. O evento reunirá, ao todo, 30 meninas de diferentes regiões do país.

Durante os dois dias, as meninas participarão de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, além de agendas no Ministério da Educação e no Ministério da Igualdade Racial. “A implementação de projetos de educação antirracista e antissexista nas escolas não apenas promove o respeito à diversidade, mas também contribuem para a formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a equidade”, afirma a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
Segundo ela, a Secretaria de Educação promove diversos projetos para incentivar o protagonismo feminino, e essa proposta é importante por atuar na base, orientar as meninas e mostrar caminhos para que se posicionem na sociedade, continuem os estudos e sigam as carreiras que desejam.

Desde julho do ano passado, as jovens se reúnem em ações voltadas para a formação de lideranças de meninas negras. A participante do projeto, Ester Alves, 16, destaca que a petição que irão apresentar para o PNE aborda a realidade dos quilombolas, das periferias e de comunidades tradicionais. “Também falamos sobre povos originários e outras minorias, mas o nosso foco será nos direitos das mulheres e na forma como muitas leis não são devidamente aplicadas. Vamos levar essas pautas para serem discutidas”, afirma. Para ela, o processo foi muito interessante porque, além de colaborar com uma pauta tão importante, o projeto mudou completamente a forma dela de falar, ouvir e se expressar.

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